Da estrada à universidade: uma conversa com Michael Baré, o primeiro aluno cotista indígena da UERJ

Autores

  • Vinícius de Castro Lima Vieira Universidade do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-8967-4284
  • Fernanda Miranda de Carvalho Torres Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2018.36224

Palavras-chave:

História Indígena, Aldeia Maracanã, Educação

Biografia do Autor

Vinícius de Castro Lima Vieira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vinícius de Castro Lima Vieira é mestre em História Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e graduado em História pela mesma universidade. Atualmente, é pesquisador associado do Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais (LEDDES), professor/tutor da Fundação CECIERJ e exerce atividades docentes em projetos sociais. Tem experiência em pesquisa e em docência na área de História, com ênfase em História do Império do Brasil. Foi bolsista no programa Mestrado Nota 10 da FAPERJ, bolsista de mestrado da CAPES e bolsista de iniciação científica do CNPq. Fez estágio no Arquivo Nacional, no qual integrou a Equipe MAPA - Memória da Administração Pública Brasileira. - plataforma lattes

Fernanda Miranda de Carvalho Torres, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Colégio Pedro II

Pós-Graduanda no Curso de Especialização em Ensino de História da África pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II - PROPGPEC (2017). Mestre em História Política pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PPGH/UERJ (2017), com desenvolvimento de pesquisas sobre os discursos racialistas e a constituição de imaginários nacionais sobre o Brasil e a América Latina na produção escrita e literária de Manoel Bomfim e Euclides da Cunha no início do século XX, sob orientação da Profª. Dª. Eliane Garcindo de Sá, com bolsa concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes (2015-2017). Graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Bolsista de Iniciação Científica, com bolsa PIBIC/CNPq, no Laboratório de Pesquisas Redes de Poder e Relações Culturais, sob orientação da Profª. Dª. Tânia Maria Bessone Tavares da Cruz Ferreira (2010-2012), em pesquisas relacionadas a História da Imprensa, do livro, livreiros e editores na segunda metade do século XIX. Professora Substituta no Colégio Ressurreição (2014). Professora Voluntária no Pré Vestibular Comunitário São Cosme e São Damião (2013-2014). Possui interesse nas pesquisas sobre raça e mestiçagem no Brasil e nas Américas, historiografia e teoria da história, História da África e do negro no Brasil. - Plataforma Lattes

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Publicado

2018-08-30