Homo academicus: as africanidades e afrodescendências nos cursos de História da UFPI e UESPI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2018.35658

Palavras-chave:

, História, Ensino, Currículo, Cultura Afro-Brasileira

Resumo

A implementação de uma lei voltada para a reformulação do currículo na contemporaneidade revela as evidências materiais do processo histórico-acontecimental de inclusão e exclusão dos atores sociais a constituírem a população nacional nas narrativas sobre a formação da nação e do povo brasileiro com suas identificações, coletividades e representações. Deste modo, este artigo se propõe a refletir, a partir da obrigatoriedade das 10639/2003 e 11645/2008, e com base nos currículos da UFPI e UESPI, em que medida estas instituições, que são os dois principais centros de pesquisa e ensino do Estado do Piauí, foram capazes de trazer ao centro da formação dos professores de História os conteúdos da História e à Cultura Afro-Brasileiras, possibilitando à saída da carência de orientação (RÜSEN, 2001), no que se refere às africanidade, afro-brasilidade e afrodescendências contribuindo para a valorização da diversidade étnico-racial.

Biografia do Autor

Lucas Rafael Santos Costa, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Especialista em Políticas Públicas de Gênero e Raça (UFPI). Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí (PPGHB/UFPI). Professor de História da Rede Estadual de Ensino Médio do Piauí (Seduc/PI)

Pedro Pio Fontineles Filho, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Doutor em História Social pela (UFC). Mestre e especialista em História do Brasil pela UFPI. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil (PPGHB/UFPI).  Professor do Curso de História - UESPI/CCM.

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Publicado

2018-08-27