‘LUGARES DA MEMÓRIA’ DA DITADURA EMPRESARIAL-MILITAR REVISITADOS EM PETRÓPOLIS-RJ

Autores

  • Patricia Ferreira de Souza Lima Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
  • Diego Grossi IESP-UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2018.32782

Resumo

DOI: 10.12957/transversos.2018.32782

 

Se reconhecemos uma cidade criativa pela sua capacidade de solução de problemas sociais com inovação, a parceria entre o projeto de extensão “Cefet campus Petrópolis: histórias de um prédio público por excelência” e a Comissão Municipal da Verdade elaborou um roteiro de visita técnica mediada pelos locais da memória da ditadura empresarial-militar na cidade com o objetivo não só de sensibilizar o olhar turístico sobre a memória de repressão e da oposição na Cidade Imperial, mas também para que, em caráter de turismo pedagógico, professores da rede pública e alunos de graduação em Turismo, conectassem com este período histórico para que nunca mais seja esquecido. As visitas técnicas mediadas fizeram parte da programação da II Semana da Memória, Verdade e Justiça, em abril de 2017.

Biografia do Autor

Patricia Ferreira de Souza Lima, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Patrícia Ferreira de Souza Lima é doutora em História Social pela UFRJ (2006) e mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio (2001), tendo estágio pós-doutoral pela UFRJ (2012). Professora EBTT desde 2015 do Cefet/RJ campus Petrópolis. Orientou o bacharelando em Turismo pelo Cefet/RJ Gabriel Gomes no acompanhamento da atividade de extensão e escrita colaborativa deste artigo.

Diego Grossi, IESP-UERJ

Diego Grossi Pacheco é mestre em História (PPGHC-UFRJ) e doutorando em Ciência Política (IESP-UERJ) com bolsa da FAPERJ. Atua como colaborador voluntário da Comissão Municipal da Verdade de Petrópolis: <diegogrossibr@gmail.com>

Downloads

Publicado

2018-04-29