O PODCAST NO ENSINO DE HISTÓRIA E AS DEMANDAS DO TEMPO PRESENTE: QUE POSSIBILIDADES?

Raone Ferreira de Souza

Resumo


DOI: 10.12957/transversos.2017.31585

O objetivo deste trabalho é discutir a construção do conhecimento histórico através das Tecnologias de Informação e Comunicação, especificamente do podcast – mídia digital de distribuição de arquivos de áudio pela internet – e indicar algumas possíveis contribuições dessa mídia para o Ensino de História. Desenvolvemos a discussão de que a Escola é um espaço hibrido, constituído em meio ao processo de globalização como lugar de convergência entre as diversas mídias pertencentes à cibercultura e que, a partir de uma escolha pela utilização da temporalidade do Tempo Presente, professores de história e alunos podem mobilizar saberes para além dos espaços formais de ensino. Assim, a convergência das mídias digitais no espaço escolar criam potencialidades para a produção de narrativas históricas originais protagonizadas por professores e alunos para os espaços públicos. Percebendo essa potencial articulação entre o espaço digital e escolar, propomos o desenvolvimento de uma oficina de podcast a ser utilizada por professores de história na Educação Básica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2017.31585

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais

REVISTA TRANSVERSOS - ISSN:2179-7528

Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais - UERJ

Campus Francisco Negrão de Lima - Pavilhão João Lyra Filho Rua São Francisco Xavier, 524 - 9° andar - Bloco D, sala 6.

http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/transversos