UMA LONGA JORNADA DA CIDADE ANTIGA À CONTEMPORÂNEA: ESCOLA, MEMÓRIA E COTIDIANO.

Autores

  • Guilherme Moerbeck Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Professor Adjunto
  • Luciana Velloso

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2017.31275

Resumo

DOI: 10.12957/trasnversos.2017.31275

 

Este artigo pretende discutir a relevância do espaço das cidades na construção do conhecimento histórico acerca das sociedades antigas e contemporâneas, especialmente em relação ao Ensino da História nas escolas de Ensino Fundamental. Partindo da antiga cidade grega para a vida contemporânea em uma escola pública da cidade de Duque de Caxias, pretende-se entender como os alunos construíram sua própria consciência histórica e lidaram com essas discussões transculturais, considerando as histórias das famílias locais, as memórias, bem como as narrativas que os alunos fizeram durante essas experiências didáticas.

Biografia do Autor

Guilherme Moerbeck, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Professor Adjunto

Possui graduação (Bacharelado e Licenciatura) em História pela Universidade Federal Fluminense (2004), mestrado (UFF-2007) e doutorado (UFF-2013) em História Antiga sob orientação do professor Ciro Flamarion Cardoso, com passagem junto ao Department of Classics da Brown University, na qualidade de Visiting Research Fellow, sob supervisão da professora Johanna Hanink. Desenvolveu entre 2015-2016, trabalho de pós-doutorado em Ensino de História junto ao PPHPBC/FGV, sob supervisão do professor Américo Freire. Já compôs o corpo editorial da Revista Eletrônica Cantareira/UFF. No ensino básico, leciona desde 2006 na SME/Duque de Caxias, foi professor da Rede Municipal do Rio de Janeiro e docente no 3º ano do Ensino Médio do Colégio Santo Inácio. No nível superior, fez parte do corpo docente da UNIG (2006-2008). Foi também professor temporário na área de Filosofia e Ciência Política do curso de Direito no PUVR-UFF (2012). Coordenou o curso de Graduação em História do Instituto de Humanidades da Universidade Candido Mendes, bem como foi o coordenador do Programa de Iniciação Científica da referida instituição, no mesmo período (2010-2012). De 2012 a 2015 foi Chefe de do Departamento de História do IUPERJ/UCAM. Atuou como Professor de História da Antiguidade Clássica e Ensino de História no CPDOC/FGV-Rio (2013-2016). Atualmente, é professor adjunto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da ESDI/UERJ e pós-doutorando junto ao LABECA/MAE-USP, sob supervisão da Profª Maria Beatriz Florenzano.

Luciana Velloso

Professora Adjunda no Departamento de Ciências Sociais  e Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Também atua como docente no Programda de Pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicação da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense em Duque de Caxias.

Downloads

Publicado

2017-12-06