História, ficção e cinema: distopias sobre a personagem indígena argentina

Autores

  • Juliano Gonçalves da Silva
  • Érica Sarmiento

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2017.28395

Resumo

DOI: 10.12957/transversos.2017.28395

O artigo tem como objetivo identificar e analisar como o personagem indígena é construído e veiculado através de filmes de ficção e como este personagem irá se constituir no imaginário da sociedade argentina. Para tanto serão utilizados os procedimentos de análise fílmica nos filmes Jauja e Bolívia, comparando as formas pelas quais os índios são apresentados. Como chave para análise e interpretação dos filmes, utilizamos a reflexão de Catherine Gallagher acerca da ficção, aqui examinada como fonte de pesquisa. Em Jauja as relações entre os indígenas e os não-indígenas são de animosidade total a ponto de se propor ficcionalmente seu extermínio e negar sua identidade como seres humanos e cidadãos. Em Bolivia, explicita-se, sistematicamente, entre os personagens indígenas e os “outros” uma desconsideração por suas pessoas

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