Do Crime ao Direito Humano: reflexões sobre a transexualidade na esfera jurídica brasileira

Autores

  • Lucas de Magalhães Freire Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAS/MN/UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2017.27775

Resumo

DOI: 10.12957/transversos.2017.27775

Este artigo tem por intenção apresentar um breve panorama histórico, social e político sobre como a transexualidade figura no imaginário de atores sociais ligados ao poder Judiciário, tais como advogados, juízes, promotores, defensores públicos etc. Para isso, abordo como teorias produzidas por psiquiatras, psicólogos e endocrinologistas foram incorporadas pelos “operadores do Direito” e como as demandas por direitos de pessoas transexuais são contemporaneamente legitimadas. Paralelamente, busco refletir sobre como as pessoas transexuais se transformam em “sujeitos de direitos” no contexto brasileiro a partir de uma distinção entre a “humanidade” e a “cidadania”.

Biografia do Autor

Lucas de Magalhães Freire, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAS/MN/UFRJ)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAS/MN/UFRJ)

Downloads

Publicado

2017-04-18