Descolonização e justiça: fundamentos para a educação e políticas da interculturalidade
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2016.26542Resumo
DOI: 10.12957/transversos.2016.26542
Trata-se de uma pesquisa em ética e filosofia política sobre a construção do sujeito colonizado e as possibilidades de sua emancipação ou realização como sujeito livre. Para tanto, as políticas do Estado-nação foram analisadas em sua relação com o colonialismo, em contraposição às políticas da interculturalidade, destinadas ao reconhecimento das identidades culturais que compõem uma dada sociedade. Ao identificar a perpetuação dos efeitos do colonialismo nos dias atuais, defendo uma educação para o diálogo intercultural, fundada no respeito à diversidade e no reconhecimento do lugar de fala no processo de produção e compartilhamento de saberes. Como referências, utilizo os estudos de Frantz Fanon em diálogo com autores preocupados com o tema da descolonização, bem como a legislação brasileira e internacional, especialmente no que afeta às populações negras e indígenas.
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