O conflito socioambiental no horto florestal: um olhar pela educação ambiental crítica no programa elos de cidadania
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2016.25603Resumo
DOI: 10.12957/transversos.2016.25603Este artigo parte do trabalho desenvolvido no Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral, no segundo semestre do ano de 2013 e no decorrer do ano de 2014. Apresenta um relato de experiência e os resultados do trabalho pedagógico desenvolvido com intuito de resgatar a história ambiental do horto florestal e proporcionar uma compreensão interdisciplinar e integrada das questões que envolvem o conflito fundiário naquela região, preparando o terreno para futuras ações de gestão participativa e um maior envolvimento político da escola com a comunidade. Por fim, apresenta a experiência dos círculos de cultura desenvolvidos junto à moradores e alunos da comunidade, resultado de um projeto de intervenção que se apoiou nos pressupostos da educação popular e na metodologia dos temas geradores de Paulo Freire.
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