AMPLIAÇÃO E VETO AO DEBATE PÚBLICO NA ESCOLA: HISTÓRIA PÚBLICA, ENSINO DE HISTÓRIA E O PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO”
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2016.24943Resumo
DOI: 10.12957/transversos.2016.24943
O artigo analisa usos e possibilidades da história pública no ensino de história na escola, levando em conta as diversas formas que o conhecimento histórico se encontra em circulação na sociedade e a centralidade que leitores não especializados em história possuem nesta abordagem. Adequada à concepção de cidadania presente em currículos brasileiros de história, consideramos que estes usos ampliam a potencialidade da aula de história ser entendida como espaço de realização do debate público, inserida nas demandas sociais por pluralidade que, inevitavelmente, atravessam o caminho de estudantes e professores. Em caminho oposto, o Projeto “Escola sem Partido”, sob a alegação de defesa da neutralidade na abordagem pedagógica, propõe o veto à voz política dos professores e, por conseguinte, à própria realização do debate público no universo escolar.
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