Uma cena: o uso do filme como estratégia para (re) construção da identidade dos retornados de Angola (2005-2010)
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2016.22086Resumo
DOI: 10.12957/transversos.2016.22086
O presente trabalho ressalta o uso do filme como instrumento de construção e preservação de memória dos antigos colonos que saíram de Angola, após o fim da Guerra Colonial. A partir da análise do documentário: Os retornados ou os restos do Império, que apresenta os depoimentos de antigos moradores que deixaram o solo africano rumando para Portugal após a Revolução dos Cravos, evento que precipitou o processo de descolonização. Além do uso de filmes o grupo produziu um grande número de obras literária e série de televisão sobre o evento do retorno. A obra de Ana Sofia Fonseca, Angola, terra prometida é um exemplo da produção que rememora construindo identidade. Quais os efeitos que as imagens podem suscitar naqueles que não vivenciaram o evento? Tanto o documentário quanto os livros são estratégias de rememoração para a construção de uma identidade que ainda buscam definir.
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