Monetaristas x papelistas: modelos econômicos importados e inaplicáveis ao Brasil da transição republicana

Autores

  • Daniel Henrique Rocha de Sousa IBMEC-RJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2016.22083

Resumo

DOI: 10.12957/transversos.2016.22083

O presente artigo traz à discussão a insistência histórica brasileira em reproduzir modelos econômico-monetários importados, que foram construídos para uma realidade diferente e que não levaram em conta, ao longo de sua construção, as devidas especificidades econômicas, sociais e históricas, demonstrando sua clara inaplicabilidade na economia brasileira. Infelizmente, observa-se que esse padrão de comportamento não se encontra em absoluto abandonado, embora sejam observados relevantes avanços ao longo dos séculos XX e XXI com o intuito de respeitar e conhecer as especificidades do país.

Foi escolhido como recorte temporal o período da transição republicana, onde se digladiavam, apaixonadamente, defensores de um Brasil metalista (seguindo uma linha ortodoxa) contra os que queriam um Brasil papelista (seguindo uma linha heterodoxa). Observam-se na gestão pública subperíodos de predominância de uma ortodoxia econômica e outros de primazia heterodoxa. Em ambos os casos, os resultados econômicos não foram os esperados e o artigo identifica alguns dos elementos desprezados pelas duas correntes que deveriam ter sido considerados, pois descolam os resultados previstos pelas teorias dos efeitos reais sobre a economia brasileira.

Ao final desse artigo, demonstra-se que os modelos adotados eram inadequados e que o país deve cada vez mais estudar e conhecer sua própria realidade para buscar um caminho de desenvolvimento que explore suas fortalezas e mitigue suas fraquezas.

Biografia do Autor

Daniel Henrique Rocha de Sousa, IBMEC-RJ




Downloads

Publicado

2016-03-31

Edição

Seção

EXPIRADO - Artigo para dossiê