IDEIAS HISTÓRICAS DE ESTUDANTES SOBRE TEMPO HISTÓRICO UMA PESQUISA DIDÁTICO-HISTÓRICA COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO REGULAR

Autores

  • Aurelio Silva Fernandes PROFHIS/UERJ
  • Marcus Dezemone PROFHIS/UERJ

Resumo

Este artigo tem por problemática uma pesquisa didático-histórica com estudantes do terceiro ano do ensino médio regular objetivando investigar “se” e “como” os alunos estabelecem relação entre o passado e o presente; ou seja, se entendem que os acontecimentos do passado, nesse caso dois conteúdos desenvolvidos durante as aulas, geraram consequências no presente ou podem ajudar na tomada de decisões e na resolução de problemas impostos pela vida atual. O objeto da pesquisa é um conjunto de narrativas em forma abreviada escritas pelos alunos como resposta a um instrumento de pesquisa elaborado para essa coleta de dados. Esse instrumento é composto por duas questões que abordam as cotas raciais para ingresso em universidades públicas do Brasil e a queda da bolsa de 1929 e a atual crise mundial. O referencial teórico sobre os temas consciência histórica e narrativa consiste na obra de Jörn Rüsen. Os resultados são discutidos na parte final deste artigo e apontam para a necessidade de entender como os saberes históricos escolares atuam na geração de sentido histórico dos estudantes e contribuam para reflexões que tornem a História uma disciplina cada vez mais emancipadora.

Biografia do Autor

Aurelio Silva Fernandes, PROFHIS/UERJ

Mestrando em Ensino de História ProfHistória - UERJ e professor da rede estadual do Rio de Janeiro Pesquisa realizada através de apoio financeiro da CAPES, orientada pelo professor Drº Marcus Dezemone. email: fernandes.aurelio@gmail.com

Marcus Dezemone, PROFHIS/UERJ

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense e professor do ProfHistória - UERJ email:
dezemone@gmail.com

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Publicado

2015-09-30

Edição

Seção

EXPIRADO - Seção