O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM MUSEUS: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA

Autores

  • Carolina Barcellos Ferreira PROFHIS-UERJ
  • Carina Martins Costa DHIS/UERJ; PROFHIS-UERJ

Resumo

A partir do referencial teórico da Didática da História, defendida por pensadores como Jorn Rüsen, o presente trabalho pretende discutir as possibilidades pedagógicas e os desafios inerentes ao ensino de História a partir de museus. A primeira parte do texto abarca uma discussão teórica sobre o conceito de Didáticada História e sua validade para a análise de exposições museais. A segunda etapa aborda de forma específica a exposição Kumbukumbu, a qual apresenta como temática as histórias africanas e afro-brasileiras. Na parte final do texto, debate-se os novos desafios colocados ao ensino de História, em especial ao ensino das relações étnico-raciais, a partir dos museus.

Biografia do Autor

Carolina Barcellos Ferreira, PROFHIS-UERJ

Professora da rede municipal do Rio de Janeiro. Mestranda Profissional em Ensino de História (PROFHIS-UERJ).
Bolsista da CAPES. Email: carolinahist@gmail.com

Carina Martins Costa, DHIS/UERJ; PROFHIS-UERJ

Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Mestrado Profissional em Ensino de História
(PROFHIS-UERJ). Email: martinsgaruda@gmail.com.

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Publicado

2015-09-30

Edição

Seção

EXPIRADO - Seção