ENSINO DA HISTÓRIA NA ARGENTINA: SABERES E PRÁTICAS ESCOLARES E DOCENTES SOBRE A ÚLTIMA DITADURA MILITAR

Autores

  • Maria Paula Gonzalez Universidad Nacional de General Sarmiento

Resumo

A proposta deste artigo é analisar três campos relativos à história recente da Argentina: as narrativas (da memória e da história), os regulamentos educativos e as práticas escolares e docentes. O trabalho assinala a força da“narrativa do nunca mais” nas explicações sobre o acontecido na última ditadura, seu impacto no mundo educativo e interpreta os saberes e práticas docentes como estratégias e táticas contingentes e situadas.

Biografia do Autor

Maria Paula Gonzalez, Universidad Nacional de General Sarmiento

Graduada em História pela Universidade de Buenos Aires e doutora pela Universidad Autónoma de Barcelona no
programa de Didáctica de lasCienciasSociales. Pesquisadora- docente adjunta da Universidad Nacional de General
Sarmiento e pesquisadora do CONICET (Consejo Nacional de Investigaciones Cientificas yTécnicas), Argentina.
gonzalezamorena@gmail.com.

Downloads

Publicado

2014-10-01

Edição

Seção

EXPIRADO - Artigo para dossiê