O MAL-ESTARDAREPRESENTAÇÃO: HISTÓRIA, METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA E ARTE DURANTE AS TRANSIÇÕES DEMOCRÁTICAS NA AMÉRICA LATINA

Autores

  • Daniel Mandur Thomaz Universidade de Utrecht, Holanda

Resumo

A década de 1980 foi marcada pelo afloramento de uma verdadeira compulsão pela história por parte dos artistas e escritores latino-americanos. Esse procedimento de evocação do passado está profundamente marcado por uma tendência desconstrutiva e crítica, tanto no que se refere aos fenômenos históricos tratados, quanto em relação a própria capacidade de representar o passado das práticas historiográficas tradicionais. Essa ambiência de contestação das representações históricas invade a literatura e as artes plásticas,estabelecendo uma atitude de suspeita que se tornará bastante difundida, uma espécie de “descomemoração” do passado e dos discursos canônicos que o enunciam. O afloramento dessa  ova consciência histórica, presente na literatura latino-americana do período das transições democráticas, parece apontar para uma inalienável necessidade de desmontar o presente e repensar a identidade nacional através de um impulso descolonizador do passado.

Biografia do Autor

Daniel Mandur Thomaz, Universidade de Utrecht, Holanda

Doutorando em Estudos Culturais pela Universidade de Utrecht, Holanda, e vinculado ao Reseach Institute for the Study of History and Culture (OGC- Universiteit Utrecht) e ao Netherlands Institute for Cultural Analysis (NICA). Contato: D.M.T.MandurThomaz@uu.nl  / thomaz.hist@gmail.com

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Publicado

2014-02-28

Edição

Seção

EXPIRADO - Artigo para dossiê