Chamada para publicação dossiê: Religião e Mudança Social

2019-08-08

A Revista Transversos por meio dos organizadores do dossiê "Religião e Mudança Social", convida pesquisadores(as) a submeterem artigos acadêmicos inéditos e notas de pesquisas para publicação da sua 17º edição. 

A religião tem estado em voga no século XXI. Fundamentalismos variados são frequentemente tema do noticiário, enquanto líderes religiosos parecem exercer cada vez mais influência no âmbito político-eleitoral. Não obstante, boa parte desse destaque tem sido dado às expressões mais conservadoras da fé, de preservação do “status quo” frente as diversas contestações de ordem moral, cultural e até econômica. 

Apesar disso, ao longo da história, as religiões também ajudaram a impulsionar movimentos de contestações e mudança social nos mais diferentes contextos - isto é, também foram uma força transformadora, de crítica e oposição a esse mesmo “status quo”Este dossiê procura contribuir para o mapeamento dessas interseções entre ativismo por mudanças - radicais ou não - e o pertencimento religioso, tendo como foco o Brasil dos séculos XX e XXI. 

Prazo para submissão de artigos: 1 de novembro de 2019.