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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Todas as submissões devem ser feitas online, através dessa plataforma. Para isso, os autores deverão se cadastrar e, em seguida, realizar a submissão. A Revista Transversos propõe publicar produções científicas da área de história, com abordagens teóricas e metodológicas variadas, estabelecendo um espaço de diálogo transdisciplinar para os estudos que tratam das vulnerabilidades e controle social, escritas da História e Estudos Africanos. Publicada quadrimestralmente, a revista tem acesso aberto, disponibilizando consulta gratuita a todo o material publicado.  A submissão dos textos, também gratuita, ocorrem em fluxo contínuo e são aceitos em diversos idiomas (entre eles o inglês, o francês e o espanhol), desde que sejam compatíveis com a sua linha editorial das suas edições para as seguintes seções:

  • Artigos: Composta por artigos inéditos, apresentando textos entre 15 e 20 páginas, (entre 37.500 e 50.000 caracteres sem espaço) em português, inglês, francês ou espanhol, incluindo referências bibliográficas atualizadas e notas de rodapé; um resumo no idioma usado no artigo e em inglês (abstract), acompanhado de três a quatro palavras-chave.
  • Notas de Pesquisa: Tem por objetivo situar o leitor sobre o estágio atual de uma determinada pesquisa em curso, destacando resultados preliminares, possíveis mudanças de rotas etc. Deve ser escrita entre 10 e 15 páginas (entre 25.000 e 37.500 caracteres sem espaço), incluindo referências bibliográficas e notas de rodapé; um resumo no idioma usado no texto e em inglês (abstract), acompanhado de três a quatro palavras-chave no idioma e inglês (key-words).
  • Experimentações: Publicação de narrativas produtoras de sentido não necessariamente acadêmicas, mas, que possam auxiliar a reflexão de questões históricas do passado e contemporâneas. Podem privilegiar a escrita, a oralidade ou a cultura visual. Nos dois últimos casos, as narrativas deverão vir acompanhadas de referência de autor, título, local, data e características do objeto apresentado (se for o caso, deverá ser realizada como nota de rodapé no fim da página), além de resumo no idioma usado no texto e em inglês (abstract). Para a narrativa escrita, o texto deverá conter entre 5 e 10 páginas (de 12.500 a 25.000 caracteres sem espaço).
  • Entrevistas: Espaço destinado a dar visibilidade a história e ideias de pessoas com reconhecida atuação em sua área, quer acadêmica ou não. Deve ter entre 10 e 15 páginas (entre 25.000 e 37.500 caracteres sem espaço) e estar afinada com os pressupostos teórico-metodológicos da história de vida, campo já consolidado na história oral. No caso de submissão de entrevista, devem ser enviadas as informações curriculares do/a entrevistador/a e do/a entrevistado/a. A transcrição da fala do entrevistado deve ser identificada e constar entre aspas.
  • Depoimentos: Iluminar fatos reais vividos por uma pessoa. Esse formato textual apresenta os elementos básicos da narrativa: sequências de fatos, pessoas, tempo e espaço. O/a narrador/a é onipresente e sempre o/a protagonista da história. Deve ter entre 4 e 6 páginas (entre 10.000 e 15.000 caracteres sem espaço) e um resumo no idioma usado e em inglês (abstract).
  • Resenhas: Destina-se a avaliações críticas de obras publicadas, no máximo, há dois anos no Brasil ou no exterior, ou de títulos esgotados recentemente reeditados. A partir de uma abordagem histórica, aceita-se resenhas de filmes, peças teatrais e exposições. Deve ter entre 4 e 6 páginas (de 10.000 a 15.000 caracteres sem espaço). Um título diferente do livro resenhado e referência completa da publicação antes do texto.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da contribuição em relação as condições de submissão.

  1. Artigos, Notas de Pesquisa, Entrevistas e Resenhas devem ser de autoria de Mestres/as, Doutorandos e Doutores. Mestrandos/as apenas em coautoria com os/as seus/suas orientadores/as.
  2. Todas as contribuições estão sujeitas à aprovação prévia dos Editores que, primeiramente, levam em consideração a adequação do texto à proposta das linhas editoriais e do cumprimento das normas técnicas.
  3. O aceite final está sujeito a recomendação dos pareceristas, das alterações realizadas pelos autores/as, quando necessário e aprovação final dos Editores do dossiê.
  4. A submissão conta com sistema de revisão por pares duplo-cego, realizada por pareceristas externos, alheios ao Comitê Editorial e à instituição editora.
  5. Os textos submetidos não devem conter quaisquer indicações de autoria.
  6. O Open Journal Systems solicita informações pessoais (nome, e-mail, instituição e agência de fomento), além do “Resumo da biografia” do/s autor/es. Uma vez que o processo de submissão é duplo-cego, os dados citados não são disponibilizados para os pareceristas. Caberá aos autores a responsabilidade de garantir a precisão, correção e atualização de tais informações.
  7. A Revista Transversos utiliza a ferramenta CopySpider, destinada à detecção de plágio, independente de sua forma.
  8. Os arquivos deverão ser salvos na extensão "doc", digitados em programa editor de texto no padrão do Microsoft Office Word, "Times New Roman", tamanho 12, e espaçamento 1,5, justificado, sem espaçamento entre os parágrafos.
  9. Margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita 2cm.
  1. Título do texto em caixa alta (com letras maiúsculas), negrito e centralizado.
  2. O texto NÃO deve conter nenhum tipo de identificação de autoria.
  3. Resumo, Résumé ou Resumen e o Abstract deverão conter entre 6 e 10 linhas (entre 500 e 800 caracteres sem espaço), caixa normal, espaço simples e justificado.
  4. Quatro Palavras-chave / Keywords/ Mots-clés / Palabras clave: caixa normal, espaço simples, justificado e separadas por ponto e vírgula.
  5. Os textos deverão ser redigidos em caixa normal, com recuo na primeira linha de 1,5 cm de cada parágrafo e não deverão conter tabulação, colunas, separação de sílabas hifenizadas.
  6. A seção primária do texto, quando houver, deverá ser acompanhada de uma numeração tópica (com algarismos arábicos), caixa normal e negrito. A segunda seção, quando houver, acompanhará a numeração tópica a qual está relacionada, caixa normal e sublinhado. Ambos devem estar justificados.

Ex.: 1. Seção primária

1.1  Seção secundária

  1. O texto emprega itálico em vez de sublinhado ou negrito (exceto em endereços URL).
  2. Em caso de ilustrações, estas deverão ser escaneadas em 300 dpi no formato JPG, estar centralizada e conter identificação (título), legendas e indicações de fontes (ambos alinhados à esquerda). Essas orientações também serão aplicadas para desenhos, quadros, esquemas, fluxogramas, gráficos, mapas, fotografias, organogramas e outros tipos de ilustrações e suas especificidades normativas deverão estar de acordo com as normas da ABNT.
  3. As tabelas devem ser digitadas seguindo a formatação padrão do programa editor de texto e a identificação e as legendas deverão seguir as normas da ABNT.
  4. Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem observar as normas técnicas da ABNT – NBR 10520, de agosto de 2002. Exemplo: (DERRIDA, 1967: p. 293).
  5. As citações diretas com mais de (3) três linhas, devem ser destacadas no texto com recuo de 4 cm em relação à margem esquerda, sem aspas, com espaço simples e justificada (assim como transcrições de falas) e fonte 10. Quando for menor do que (3) três linhas, a citação deve estar incorporada ao texto entre aspas. As respectivas referências devem constar no corpo do texto, entre parênteses, como no item 18.
  6. As referências bibliográficas deverão ser colocadas no final do texto e de acordo com as regras da ABNT, dispostas em ordem alfabética por autor.
  7. O uso de notas de rodapé deve ter apenas o caráter explicativo e/ou complementar. Devem ser numeradas em algarismos arábicos sequenciais (Ex.: 1, 2, 3, etc.) na fonte Times New Roman 10 e espaçamento simples.
  8. As páginas DEVEM ser numeradas.

O material publicado e a exatidão das referências bibliográficas são de responsabilidade exclusiva do/a autor/a e/ou autores/as. Os/as editores/as não se responsabilizam pela redação nem pelos conceitos emitidos pelos colaboradores.

DOWNLOADS:

1.Normas de Submissão da Revista Transversos.

2. Referência para formatação de textos.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Artigos, Notas de Pesquisa, Entrevista e Resenhas devem ser de autoria de Mestres/as, Doutorandos/as e Doutores/as. Mestrandos/as apenas em coautoria com os/as seus/suas orientadores/as.
  2. Todas as contribuições estão sujeitas à aprovação prévia dos Editores que, primeiramente, levam em consideração a adequação do texto à proposta das linhas editoriais e do cumprimento das normas técnicas.
  3. O aceite final está sujeito a recomendação dos/as pareceristas, das alterações realizadas pelos/as autores/as, quando necessário e aprovação final dos Editores do dossiê.
  4. A submissão conta com sistema de revisão por pares duplo-cego, realizada por pareceristas ah hoc, alheios ao Comitê Editorial e à instituição editora.
  5. Os textos submetidos não devem conter quaisquer indicações de autoria.
  6. Open Journal Systems solicita informações pessoais (nome, e-mail, instituição e agência de fomento), além do “Resumo da biografia” do(s) autor(es). Uma vez que o processo de submissão é duplo-cego, os dados citados não são disponibilizados para os pareceristas. Caberá aos autores a responsabilidade de garantir a precisão, correção e atualização de tais informações.
  7. A Revista Transversos utiliza a ferramenta CopySpider, destinada à detecção de plágio, independente de sua forma.


 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam na Revista Transversos concordam com os seguintes termos:

  1. Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à Revista Transversos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores/as têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, com a finalidade de aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Neste caso, você deverá fornecer o crédito apropriado e um link do repositório original.

 

Política de Privacidade

O Open Journal Systems solicita informações pessoais para acesso, submissão e avaliação dos textos. As informações pessoais e profissionais informadas nesta Revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.