DIÁRIO DO PROJETO KALUNGA: MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE UMA MISSÃO DE MÚSICOS BRASILEIROS NA GUERRA CIVIL DE ANGOLA

Autores

  • Maurício Barros de Castro UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/tecap.2016.30902

Palavras-chave:

ANGOLA, BRASIL, SAMBA, SEMBA, IDENTIDADE

Resumo

Projeto Kalunga é o nome pelo qual ficou conhecida uma missão de 63 músicos, artistas, produtores, cineastas e jornalistas brasileiros que viajaram para Angola, em 1980, quando o país estava em guerra civil. O convite foi feito pelo governo angolano, e a caravana percorreu Luanda, Benguela e Lobito, cidades em que os músicos realizaram shows, contabilizando uma viagem de 12 dias, marcada por forte conotação política. O diário do Projeto Kalunga foi escrito por uma das integrantes da missão, a jornalista Dulce Tupy, e publicado na revista Módulo, logo após a volta do grupo de Angola. O objetivo deste texto é analisar as relações entre a narrativa da viagem publicada pela jornalista na revista e uma entrevista sobre o Projeto Kalunga realizada com Dulce Tupy mais de 30 anos após a missão africana. Dessa maneira, a expectativa é também refletir sobre a música popular e as construções de identidades realizadas entre Brasil e Angola no período pós-colonial.

Downloads

Publicado

2016-05-01

Como Citar

Castro, M. B. de. (2016). DIÁRIO DO PROJETO KALUNGA: MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE UMA MISSÃO DE MÚSICOS BRASILEIROS NA GUERRA CIVIL DE ANGOLA. Textos Escolhidos De Cultura E Arte Populares, 13(1). https://doi.org/10.12957/tecap.2016.30902

Edição

Seção

Dossiê