Diário do Projeto Kalunga: memórias e narrativas de uma missão de músicos brasileiros na Guerra Civil de Angola

Autores

  • Maurício Barros de Castro Uerj

DOI:

https://doi.org/10.12957/tecap.2016.26191

Palavras-chave:

Musica popular, Angola, Brasil, identidades

Resumo

Projeto Kalunga é o nome pelo qual ficou conhecida uma missão de 63 músicos, artistas, produtores, cineastas e jornalistas brasileiros que viajaram para Angola, em 1980, quando o pais estava em Guerra Civil. O convite foi feito pelo governo angolano e a caravana percorreu Luanda, Benguela e Lobito, cidades onde os músicos realizaram shows, contabilizando uma viagem de 12 dias, marcada por forte conotação política. O diário do Projeto Kalunga foi escrito por uma das integrantes da missão, a jornalista Dulce Tupy, e publicado na revista Módulo, logo apos a volta do grupo de Angola. O objetivo deste texto é analisar as relações entre a narrativa da viagem publicada pela jornalista na revista e uma entrevista sobre o Projeto Kalunga realizada com Dulce Tupy mais de trinta anos após a missão africana. Dessa maneira, a expectativa é também refletir sobre a música popular e as construções de identidades realizadas entre Brasil e Angola no período pós-colonial.

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Publicado

2017-11-01

Como Citar

Castro, M. B. de. (2017). Diário do Projeto Kalunga: memórias e narrativas de uma missão de músicos brasileiros na Guerra Civil de Angola. Textos Escolhidos De Cultura E Arte Populares, 13(1). https://doi.org/10.12957/tecap.2016.26191

Edição

Seção

Dossiê