IMAGENS DA COREIA DO SUL NO PRISMA DA MODERNIDADE-MUNDO: UM ESTUDO SOBRE O POP COREANO NO CONTEXTO DA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL DE 2014

Autores

  • Luã Ferreira Leal Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Michel Nicolau Netto Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

DOI:

https://doi.org/10.12957/tecap.2016.19646

Resumo

Os megaeventos, em contexto de globalização, adquirem o estatuto de plataformas de divulgação de projetos vinculados às imagens dos lugares. Dessa forma, a produção da identidade nacional, relacionada ao aspecto comercial hoje adotado pela noção de nation branding, demonstra como os bens simbólicos passam a ser produzidos em um processo desterritorializado. Neste artigo, estudaremos a desterritorialização da produção da identidade nacional a partir do estudo de caso do gênero musical K-Pop no contexto da Copa do Mundo de 2014. Será demonstrado como diferentes instâncias, agentes do mercado de entretenimento e o Estado sul-coreano convergiram para a promoção do K-Pop como organizador de imagens da Coreia como polo cultural da modernidade-mundo.

Biografia do Autor

Luã Ferreira Leal, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Luã Ferreira Leal é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (IFCH/Unicamp) e mestre pela mesma instituição, com bolsa concedida pela Capes para desenvolvimento das pesquisas. Graduado em Ciências Sociais pela Escola de Ciências Sociais do CPDOC/FGV.

 

Michel Nicolau Netto, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Michel Nicolau Netto é Professor do Departamento Sociologia do IFCH/Unicamp. Doutor em Sociologia pela Unicamp, com estágio de doutorado na Humboldt Universität de Berlim, tem pós-doutorado em Sociologia pela Unicamp, tendo sido visiting scholar no ILAS/Columbia University, em Nova Iorque, em 2014. É membro do Grupo de Estudos de Práticas Culturais Contemporâneas – GEPRACC, PUC-SP, e líder do Grupo de Estudos em Pierre Bourdieu – GEBU, Unicamp. É autor dos livros Música Brasileira e Identidade Nacional na Mundialização (2009) e O Discurso da Diversidade e a World Music (2014).

Downloads

Publicado

2016-05-12

Como Citar

Leal, L. F., & Nicolau Netto, M. (2016). IMAGENS DA COREIA DO SUL NO PRISMA DA MODERNIDADE-MUNDO: UM ESTUDO SOBRE O POP COREANO NO CONTEXTO DA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL DE 2014. Textos Escolhidos De Cultura E Arte Populares, 13(1). https://doi.org/10.12957/tecap.2016.19646

Edição

Seção

Dossiê