AO SOM DE JANUÁRIA: INDÚSTRIA FONOGRÁFICA E IDENTIDADE CULTURAL ÀS MARGENS DO SÃO FRANCISCO

Autores

  • Edilberto José Macedo Fonseca Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/tecap.2016.19088

Palavras-chave:

Januária, etnomusicologia, indústria cultural, fonografia

Resumo

O artigo é fruto de minha pesquisa etnográfica sobre as relações entre performances musicais, produção fonográfica e identidade cultural na cidade de Januária no norte de Minas Gerais, analisando o papel das dinâmicas locais de desenvolvimento da indústria cultural em relação à realidade brasileira.

Biografia do Autor

Edilberto José Macedo Fonseca, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto de Produção Cultural da Universidade Federal. Fluminense. Doutor em música pela UNIRIO (2009). Entre 1988 e 1991, atuou como educador junto aos índios Waimiri-Atroari em Roraima. Bacharel em Violão (1999) conduziu o mestrado pela sobre a rítmica do candomblé ketu-nagô no Rio de Janeiro (2003). De 2003 a 2010, como pesquisador do CNFCP/IPHAN, atuou na patrimonialização da Viola de Cocho e na construção de instrumentos musicais das tradições populares no médio rio São Francisco-MG. Coordenou o Ponto de Cultura Música e Artesanato (2005-2008), pesquisando na região de Januária-MG. Entre 2006 e 2008, atuou como professor do Instituto de Artes da UERJ e, de 2011 a 2014, trabalhou como Técnico em Assuntos Culturais do Museu Villa-Lobos do IBRAM.

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Publicado

2016-05-12

Como Citar

Fonseca, E. J. M. (2016). AO SOM DE JANUÁRIA: INDÚSTRIA FONOGRÁFICA E IDENTIDADE CULTURAL ÀS MARGENS DO SÃO FRANCISCO. Textos Escolhidos De Cultura E Arte Populares, 13(1). https://doi.org/10.12957/tecap.2016.19088

Edição

Seção

Dossiê