O CARNAVAL DE URUGUAIANA NOS CIRCUITOS CARNAVALESCOS DOS PAMPAS: NOTAS SOBRE A ANÁLISE DA ECONOMIA ESTÉTICA DO ESPETÁCULO, O GLOBALISMO CULTURAL E A ANTROPOLOGIA DOS OBJETOS ENTRE CARNAVAIS

Autores

  • Ulisses Corrêa Duarte UFRS

DOI:

https://doi.org/10.12957/tecap.2015.16485

Palavras-chave:

CARNAVAL DE URUGUAIANA, ESCOLAS DE SAMBA, GLOBALISMO, CONFIGURAÇÕES CULTURAIS, TEORIA DOS OBJETOS, ESPETÁCULO

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/tecap.2015.16485

O artigo apresenta o carnaval das escolas de samba de Uruguaiana e o contexto carnavalesco dos pampas no extremo sul do Brasil, a partir de um enfoque teórico-metodológico que englobe as relações entre carnavais e indique diferentes caminhos de análises. As configurações culturais dos carnavais permitiam a discussão acerca da forma global das escolas de samba, da expansão do modelo carioca e de um suposto paradigma vigente. As teorias do globalismo, conjuntamente com a teoria dos objetos, serão propostas, no intuito de abrir um leque de reflexões acerca dos fluxos materiais e simbólicos nesses circuitos, assim como os encontros, as interconexões e as negociações entre os carnavais dos pampas e do Rio de Janeiro.

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Publicado

2015-11-01

Como Citar

Duarte, U. C. (2015). O CARNAVAL DE URUGUAIANA NOS CIRCUITOS CARNAVALESCOS DOS PAMPAS: NOTAS SOBRE A ANÁLISE DA ECONOMIA ESTÉTICA DO ESPETÁCULO, O GLOBALISMO CULTURAL E A ANTROPOLOGIA DOS OBJETOS ENTRE CARNAVAIS. Textos Escolhidos De Cultura E Arte Populares, 12(2). https://doi.org/10.12957/tecap.2015.16485

Edição

Seção

Artigos