O SAMBA-CANÇÃO: A ELOQÜÊNCIA DE UM GÊNERO MUSICAL

Autores

  • Regina Meirelles UFRJ

Palavras-chave:

SAMBA-CANÇÃO, MODINHA, LINHA MELÓDICA

Resumo

A canção pode ser considerada o núcleo de todas as formas musicais. Sua origem remonta à Antiguidade, quando teria começado como uma forma de onomatopéia, evoluindo ao longo da História. No Brasil, a primeira forma de canção popular evidencia-se com a modinha, em 1775, por intermédio de Domingos Caldas Barbosa, que estrutura a canção de características românticas e sentimentais que vai constituir a base do samba-canção. Esse gênero foi uma criação de compositores ligados ao teatro de revista do Rio de Janeiro e surgiu em 1928, com a composição Ai. Ioiô, de Henrique Vogeler e Luiz Peixoto, interpretada pela atriz Araci Cortes. O sucesso dessa música transformou o samba-canção ou samba de meio de ano – evidência da incompatibilidade do novo gênero com a animação carnavalesca – no maior êxito de vendagem nacional. Firmou-se nos anos 40 e 50 como herdeiro natural da modinha seresteira, desvinculado das “origens africanas”, portanto mais próximo de um model identitário de canção européia. É a partir do samba-canção que, no final dos anos 50, surge a bossa-nova e a sofisticada moderna canção brasileira

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Publicado

2005-10-01

Como Citar

Meirelles, R. (2005). O SAMBA-CANÇÃO: A ELOQÜÊNCIA DE UM GÊNERO MUSICAL. Textos Escolhidos De Cultura E Arte Populares, 2(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12633

Edição

Seção

Artigos