“...DAR RUM AO ORIXÁ...”: RITMO E RITO NOS CANDOMBLÉS KETU-NAGÔ
Palavras-chave:
RELIGIÃO, CANDOMBLÉ, MÚSICA, ETNOMUSICOLOGIAResumo
Partindo de um dos elementos do fazer musical do conjunto instrumental percussivo dos candomblés da nação ketu-nagô, os toques do instrumento idiofônico gã, este trabalho busca mostrar como a prática musical assume caráter inalienável às práticas ritualísticas que expressam todo o sistema de crenças
Downloads
Publicado
2006-11-01
Como Citar
Fonseca, E. J. de M. (2006). “.DAR RUM AO ORIXÁ.”: RITMO E RITO NOS CANDOMBLÉS KETU-NAGÔ. Textos Escolhidos De Cultura E Arte Populares, 3(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12624
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).