O SAGRADO E O POPULAR: NEGRITUDE E CANÇÕES NO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Márcia Leitão Pinheiro UFRJ

Palavras-chave:

SAGRADO, POPULAR, CONSUMO, NEGRITUDE, EVANGÉLICOS, BLACK MUSIC

Resumo

No campo religioso brasileiro existem múltiplas agências queproduzem canções e eventos direcionados aos fiéis. No meioevangélico, alguns produtores (artistas e empresários) igualmenteapresentam bens e serviços religiosos pautados em expressõesmusicais contemporâneas como, por exemplo, o samba,o reggae, o pagode, o hip-hop e drum’n’bass. Eles viabilizamnegociações e estabelecem estratégias para a visibilidade demusicalidades subalternas e relacionadas aos povos dadiáspora negra. Os bens e os serviços apresentados aproximariaminstâncias que deveriam estar separadas como o sagrado/popular e o espiritual/terreno. Muito pode ser discutido,porém cabe refletir sobre a noção de negritude e como elaevidencia a conexão entre o sagrado e o popular e, por fim,como contribui para a constituição de arranjos musicais

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Publicado

2007-10-01

Como Citar

Pinheiro, M. L. (2007). O SAGRADO E O POPULAR: NEGRITUDE E CANÇÕES NO RIO DE JANEIRO. Textos Escolhidos De Cultura E Arte Populares, 4(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12610

Edição

Seção

Artigos