A COMMEDIA DELL’ARTE: MÁSCARAS, DUPLICIDADE E O RISO DIABÓLICO DE ARLEQUIM
Palavras-chave:
ARLEQUIM, DUPLAS CÔMICAS, TEATRO POPULAR, MÁSCARAS, COMMEDIA DELL’ARTEResumo
A partir do Renascimento, o teatro europeu iria aprimorar seus recursos cênicos. Se, por um lado, os cânones dramatúrgicos da Antiguidade ditariam os parâmetros de um teatro erudito, por outro lado, a commedia dell’arte italiana, construída sobre bases teatrais extraliterárias e tipos representados por máscara, alcançaria ampla recepção. Os tipos mais populares eram os zanni, criados bufos, esfomeados e trapaceiros. Dentre eles, o Arlequim viria a ser a principal figura, incorporando em sua forma aspectos grotescos do diabo medieval.Downloads
Publicado
2008-10-01
Como Citar
Freitas, N. de. (2008). A COMMEDIA DELL’ARTE: MÁSCARAS, DUPLICIDADE E O RISO DIABÓLICO DE ARLEQUIM. Textos Escolhidos De Cultura E Arte Populares, 5(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12599
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Artigos
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