O ESTADO NOVO DA PORTELA: CIRCULARIDADE CULTURAL NA ERA VARGAS

Autores

  • Guilherme José Motta Faria Universidade Veiga de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.12957/tecap.2009.12161

Palavras-chave:

ESCOLAS DE SAMBA, NACIONALISMO, ESTADO NOVO.

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/tecap.2009.12161

As escolas de samba, criadas no final dos anos 1920, alcançaram o posto máximo do carnaval brasileiro. As agremiações e especialmente a Portela, durante o Estado Novo deram destaque à visão ufanista de Brasil, afinando seu discurso com o do Governo. A escolha dos enredos, a representação em fantasias e a composição dos sambas demonstram a apropriação da Portela dos discursos nacionalistas. O contato dos sambistas com as cartilhas escolares, produzidas pelo Ministério da Educação e pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), permitia uma circularidade cultural, onde as “verdades históricas” e o caráter de exaltação se transformavam em samba.

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Publicado

2009-06-01

Como Citar

Faria, G. J. M. (2009). O ESTADO NOVO DA PORTELA: CIRCULARIDADE CULTURAL NA ERA VARGAS. Textos Escolhidos De Cultura E Arte Populares, 6(1). https://doi.org/10.12957/tecap.2009.12161

Edição

Seção

Artigos