OS BATE-BOLAS DO CARNAVAL CONTEMPORÂNEO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Aline Valadão Vieira Gualda Pereira Uerj

DOI:

https://doi.org/10.12957/tecap.2009.12160

Palavras-chave:

BATE-BOLAS, CARNAVAL, RIO DE JANEIRO, CULTURA, ESTUDOS CULTURAIS.

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/tecap.2009.12160

Neste artigo tratamos de apresentar e analisar as turmas contemporâneas de bate-bolas. As informações contidas neste texto são organizadas sob dois focos: um que contempla as fantasias e outro que se volta para as performances das turmas observadas. Tais informações são tratadas de modo a ressaltar que, entre as turmas de bate-bolas atuais, as características da heterogeneidade, do hibridismo e da dinâmica têm se mostrado como predominantes. Finalizamos o texto propondo a revisão e atualização das teorias e descrições anteriores ao nosso estudo. Esta proposta se deve ao fato de grande parte destas teorias e descrições, realizadas principalmente entre as décadas de 1970 e 1980, empreenderem formas de compreender as práticas dos bate-bolas baseadas nas suas características mais homogêneas e constantes. Com este feito, apontamos para a necessidade de se rever também a própria conceituação de Cultura, uma vez que, nos tempos atuais, as manifestações culturais, em geral, parecem tender a apresentar elementos materiais e simbólicos cada vez mais híbridos e instáveis.

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Publicado

2009-06-01

Como Citar

Pereira, A. V. V. G. (2009). OS BATE-BOLAS DO CARNAVAL CONTEMPORÂNEO DO RIO DE JANEIRO. Textos Escolhidos De Cultura E Arte Populares, 6(1). https://doi.org/10.12957/tecap.2009.12160

Edição

Seção

Artigos