OS TEMAS-ENREDOS DAS PEQUENAS ESCOLAS DE SAMBA CARIOCAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/tecap.2010.12032Palavras-chave:
CARNAVAL, ESCOLA DE SAMBA, ENREDO.Resumo
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/tecap.2010.12032
Este artigo corresponde a um capítulo da tese de doutorado Valorizando a batucada: um estudo sobre as escolas de samba cariocas dos grupos de acesso C, D e E, defendida em 2008 e que analisa agremiações pouco conhecidas do grande público, abordando aspectos como história, organização socioadministrativa, inserção no campo carnavalesco carioca, a relação com as grandes escolas do grupo especial e com outras manifestações carnavalescas, além dos itens de desfile, fantasia, alegoria e enredo. Este último aspecto é aprofundado em levantamento percentual entre 2005 e 2008, que alcança corpus de mais de 100 enredos, o que possibilita a identificação de algumas regularidades e características específicas. Uma análise relacional dos enredos das pequenas escolas de sambas – tendo o grupo especial como parâmetro – revela discurso peculiar, diferenciado na forma e no conteúdo, mas revela também certa dificuldade de apreensão e apresentação da parte literária do enredo, bem como restrições temáticas que podem estar reforçando as diferenças objetivas e simbólicas entre escolas grandes e pequenas.
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