OS TEMAS-ENREDOS DAS PEQUENAS ESCOLAS DE SAMBA CARIOCAS

Autores

  • Eugênio Araújo UFMA

DOI:

https://doi.org/10.12957/tecap.2010.12032

Palavras-chave:

CARNAVAL, ESCOLA DE SAMBA, ENREDO.

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/tecap.2010.12032

Este artigo corresponde a um capítulo da tese de doutorado Valorizando a batucada: um estudo sobre as escolas de samba cariocas dos grupos de acesso C, D e E, defendida em 2008 e que analisa agremiações pouco conhecidas do grande público, abordando aspectos como história, organização socioadministrativa, inserção no campo carnavalesco carioca, a relação com as grandes escolas do grupo especial e com outras manifestações carnavalescas, além dos itens de desfile, fantasia, alegoria e enredo. Este último aspecto é aprofundado em levantamento percentual entre 2005 e 2008, que alcança corpus de mais de 100 enredos, o que possibilita a identificação de algumas regularidades e características específicas. Uma análise relacional dos enredos das pequenas escolas de sambas – tendo o grupo especial como parâmetro – revela discurso peculiar, diferenciado na forma e no conteúdo, mas revela também certa dificuldade de apreensão e apresentação da parte literária do enredo, bem como restrições temáticas que podem estar reforçando as diferenças objetivas e simbólicas entre escolas grandes e pequenas.

Downloads

Publicado

2010-11-01

Como Citar

Araújo, E. (2010). OS TEMAS-ENREDOS DAS PEQUENAS ESCOLAS DE SAMBA CARIOCAS. Textos Escolhidos De Cultura E Arte Populares, 7(2). https://doi.org/10.12957/tecap.2010.12032

Edição

Seção

Artigos