CARNAVAL, UM TERRITÓRIO DE CRISE: AS FORÇAS EM DEBATE NO CASO DO CRISTO MENDIGO (BEIJA-FLOR, 1989)

Autores

  • Fátima Costa de Lima Udesc
  • Bruno Filippo Unesa/Facha

DOI:

https://doi.org/10.12957/tecap.2012.10308

Palavras-chave:

CARNAVAL, CRÍTICA, DEBATE POLÍTICO, ALEGORIA.

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/tecap.2012.10308

Os debates políticos atravessam as pesquisas carnavalescas nas áreas da sociologia, da antropologia e da teoria da arte, da história europeia à brasileira e da Renascença às culturas contemporâneas, e invadem as Saturnais romanas tanto quanto os sambódromos atuais. A presença de estudos críticos acadêmicos em distintos temas como Rabelais, communitas e as escolas de samba do Rio de Janeiro nos mostra que as questões políticas distribuem os momentos de crise do carnaval que, paradoxalmente, parece fortalecer-se com elas. Este artigo desenha um breve contexto da crítica carnavalesca e analisa questões políticas de uma obra de arte em que forças antagônicas se encaram no concurso carioca das escolas de samba carnavalesco: a alegoria Cristo Mendigo do desfile "Ratos e urubus, larguem a minha fantasia!" (Beija-Flor, Joãozinho Trinta, 1989).

Downloads

Publicado

2012-05-01

Como Citar

Lima, F. C. de, & Filippo, B. (2012). CARNAVAL, UM TERRITÓRIO DE CRISE: AS FORÇAS EM DEBATE NO CASO DO CRISTO MENDIGO (BEIJA-FLOR, 1989). Textos Escolhidos De Cultura E Arte Populares, 9(1). https://doi.org/10.12957/tecap.2012.10308

Edição

Seção

Artigos