A DANZA DE EL TIGRE E O AUTO DO BOI: CONEXÕES ENTRE SISTEMAS DANCÍSTICOS, PERFORMANCES E DRAMAS SOCIAIS NO CONTEXTO DO DIÁLOGO INTERCULTURAL LATINO-AMERICANO

Autores

  • Wallace de Deus Barbosa UFF

DOI:

https://doi.org/10.12957/tecap.2012.10268

Palavras-chave:

ANTROPOLOGIA DA DANÇA, ETNOLOGIA INDÍGENA, PATRIMÔNIO IMATERIAL, CULTURAS POPULARES.

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/tecap.2012.10268

Estudo etnográfico de um gênero de danças tradicionais executado por etnias indígenas de um trecho da costa oeste mexicana1 e segmentos da população mestiça, cujo roteiro encena a atualização de um drama social envolvendo o processo colonial, a atividade agropecuária e o diálogo intercultural entre as figuras (genéricas) do índio, do fazendeiro e do camponês. Esta etnografia pretende explorar alguns paralelos da danza del tigre com folguedos populares brasileiros, particularmente o bumba meu boi, apontando ainda para a realidade de alguns grupos indígenas no Nordeste do Brasil, cujo processo de afirmação identitária em diálogo com o Estado nacional produziu gêneros performáticos e proporcionou a difusão de sistemas dancistas (sendo o toré o mais conhecido), acionados nos diálogos com a sociedade nacional.

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Publicado

2012-11-01

Como Citar

Barbosa, W. de D. (2012). A DANZA DE EL TIGRE E O AUTO DO BOI: CONEXÕES ENTRE SISTEMAS DANCÍSTICOS, PERFORMANCES E DRAMAS SOCIAIS NO CONTEXTO DO DIÁLOGO INTERCULTURAL LATINO-AMERICANO. Textos Escolhidos De Cultura E Arte Populares, 9(2). https://doi.org/10.12957/tecap.2012.10268

Edição

Seção

Artigos