PÉROLAS DA LIBERDADE: JOALHERIA AFRO-BRASILEIRA

Autores

  • Roberto Conduru Uerj

DOI:

https://doi.org/10.12957/tecap.2013.10060

Palavras-chave:

JOIAS DE CRIOULAS, FIOS DE CONTAS, AFRO-BRASILIDADE.

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/tecap.2013.10060

O texto analisa a joalheria que emerge a partir do contexto da diáspora africana no Brasil, tratando de joias de crioulas, difundidas sobretudo a partir da Bahia nos séculos XVIII e XIX, e de fios de contas usados em religiões afro-brasileiras, bem como em seus desdobramentos na cultura brasileira.

Biografia do Autor

Roberto Conduru, Uerj

Roberto Conduru é professor de história e teoria da arte na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi presidente do Comitê Brasileiro de História da Arte (2007-2010), Guest Scholar naGetty Foundation (2012). É procientista na Uerj, Cientista do Nosso Estado pela Faperj, bolsista de produtividade do CNPq, autor dos livros Paulo Pasta (Barléu, 2013), Coleção Gilberto Chateaubriand, 1920-1950 (Barléu, 2011), Jorge Guinle (Barléu, 2009), Arte Afro-Brasileira (C/Arte, 2007), Willys de Castro (CosacNaify, 2005) e Vital Brazil (CosacNaify, 2000), curador das exposições Incorporation – Contemporary Afro-Brazilian Art (La Centrale Electrique, Bruxelas, 2011) e Senhores da Terra (MFEC, Rio de Janeiro, 2011), co-curador de Vontade Construtiva na Coleção Fadel (MAR, Rio de Janeiro, 2013) e Perles de Liberté – Bijoux Afro-Brésiliens (Le Grand Hornu, Hornu, 2011).

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Publicado

2013-05-01

Como Citar

Conduru, R. (2013). PÉROLAS DA LIBERDADE: JOALHERIA AFRO-BRASILEIRA. Textos Escolhidos De Cultura E Arte Populares, 10(1). https://doi.org/10.12957/tecap.2013.10060

Edição

Seção

Artigos