O MEIO TÉCNICO CIENTÍFICO INFORMACIONAL E O USO DO CINEMA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: PROVOCANDO SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Prissilla Mello de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2014.7460

Resumo

O uso do cinema emsala de aula não é novidade, mas mesmo sendo utilizado há algum tempo isso nãosignifica que é sempre apropriado corretamente. Muitos professores adotam esterecurso de forma irresponsável, apenas como uma alternativa por não terpreparado a aula ou como “passa tempo”. No entanto, apesar de alguns problemasna utilização deste recurso, ele apresenta potencial enriquecedor da relaçãoensino aprendizagem. Neste sentido, também há professores que utilizam o cinemacomo um importante recurso que pode mediar as aulas de geografia e torná-lasmais interessantes. O cinema, assimcomo outro recurso didático, deve ser trabalhado como muita responsabilidade,visto que atualmente ele é um importante formador de opiniões. No mundo atual adifusão de informações está cada vez mais intensa, mas isso não garante afidelidade dos dados transmitidos. Sendo assim, é fundamental auxiliar osalunos na leitura de tal recurso. Analisar filmes em aula pode promover umaleitura menos superficial do mundo e garantir um avanço no processo deconstrução de conceitos geográficos.   Palavras chave: cinema,ensino de geografia, aprendizagem, meio técnico científico informacional.

Biografia do Autor

Prissilla Mello de Oliveira

Mestre em Geografia e Meio Ambiente pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Pós-graduação (lato sensu) em Ensino de Geografia e Graduação licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Faculdade de Formação de Professores (UERJ/ FFP). É professora de Geografia Docente I da Secretaria Municipal de Educação deItaboraí (SEMEC) e da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro(SEDUC). Atuou como professora na Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo.

Downloads

Publicado

2014-07-22

Como Citar

Oliveira, P. M. de. (2014). O MEIO TÉCNICO CIENTÍFICO INFORMACIONAL E O USO DO CINEMA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: PROVOCANDO SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM. Revista Tamoios, 10(1). https://doi.org/10.12957/tamoios.2014.7460

Edição

Seção

Artigos