A CARTOGRAFIA CONTANDO HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DE BRUMADINHO/MG

Flávia Gama Nunes Pereira, Daniela Gonçalves Duarte, Pedro Jardim de Carvalho, Ana Clara Brígido Santos, Letícia Lopes Ferreira, Isabela Campos Melo

Resumo


Este artigo apresenta a experiência da equipe SESI Barreiro na segunda etapa da IV Edição da Olimpíada Brasileira de Cartografia, no ano de 2021, organizada pela Universidade Federal Fluminense, com a temática Ciência e Arte. A proposta da segunda etapa foi o desenvolvimento de tarefas práticas, divididas em Fase 1 e Fase 2, com o objetivo de introduzir a Cartografia Social no meio educacional, no caso da equipe SESI com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 2ª série do Ensino Médio. Nesta perspectiva, a Fase 2 foi escolhida para ser relatada, pois se tratou do desenvolvimento de uma coleção de mapas que mostrasse as mudanças ocorridas em um local através de representações cartográficas. Optou-se pela pesquisa do município de Brumadinho, em Minas Gerais, devido sua grande importância na mineração brasileira e ser onde está localizado o Instituto Inhotim - maior museu a céu aberto do mundo e sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil – bem como a Mina Córrego do Feijão, destaque após o
rompimento da barragem da empresa Vale em 2019. A partir desse enfoque, foi feito um trabalho intenso de investigação histórica a respeito do município, na busca por documentos, relatos e projeções cartográficas que pudessem contribuir para o projeto. Assim, foi realizada a coleção de mapas de Brumadinho através das décadas.


Texto completo:

45-56


DOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2023.71567

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN: 1980-4490

 Resultado de imagem para logotipo biblioteca nacional     Portal de Periódicos da CAPES