PARTICIPAÇÃO DO CEFET-MG/CAMPUS DIVINÓPOLIS NA IV OLIMPÍADA BRASILEIRA DE CARTOGRAFIA A PARTIR DO TEMA: CIÊNCIA & ARTE

Lucas Martins Nogueira, Carlos Eduardo Machado Gontijo, Sophia Lima Parreiras Rezende, Letícia Victoria Nogueira Silva, Rodrigo Bessa, Paula Resende Santos, Nádia Cristina da Silva Mello

Resumo


A Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC) acontece a cada dois anos reunindo estudantes do ensino médio de todo o Brasil. Em sua quarta edição, a OBRAC teve como tema “Ciência e Arte” e explorou a relação da Cartografia com o cinema e também a viagem no tempo contada a partir de uma coleção de mapas. Este artigo relata a experiência da equipe do CEFET-MG/Divinópolis, primeira colocada geral, no desenvolvimento das atividades propostas pela OBRAC na Etapa II (Prova Prática 1) com o tema Cartografia e Cinema ou Cartografia no Cinema e na Etapa II (Prova Prática 2) com tema Coleção de Mapas. Na Etapa II (Prova Prática 1) a equipe criou um curta-metragem intitulado “onde o sol se põe”, enquanto que na Etapa II (Prova Prática 2) a equipe desenvolveu uma série histórica de mapas de uso e cobertura da terra da Microrregião de Divinópolis para os anos de 1985, 1990, 2000, 2010 e 2020.


Texto completo:

26-44


DOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2023.71224

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN: 1980-4490

 Resultado de imagem para logotipo biblioteca nacional     Portal de Periódicos da CAPES