PARÂMETROS MORFOMÉTRICOS DO ALTO CURSO DA BACIA RIO MACAÉ (RJ): SUBSÍDIOS AO ENTENDIMENTO DA DINÂMICA GEOMORFOLÓGICA

Autores

  • Suelen Oliveira Alpino
  • Fernanda C. de Souza Pereira
  • Otávio Migues da Rocha Leão

Resumo

O conhecimento das características geomorfológica de uma determinada bacia hidrográfica é de fundamental importância para uma gestão eficaz de seus recursos naturais e para o entendimento de suas potencialidades e limitações quanto ao seu uso e ocupação. O estudo dos parâmetros morfométricos surge, portanto, como subsídio ao conhecimento da relação entre o relevo e a dinâmica hídrica da bacia.
Partindo desses pressupostos, este trabalho tem como objetivo caracterizar o relevo do alto curso da bacia do rio Macaé, localizado no município de Nova Friburgo (RJ), por meio da identificação de classes de três parâmetros morfométricos: desnivelamento altimétrico, gradiente da bacia e densidade de drenagem. Para tanto, foi utilizada a metodologia proposta por Meis et al. (1982) de desnivelamento altimétrico, além das metodologias de gradiente da bacia e de densidade de drenagem propostas por Christofoletti (1980). Os resultados apontam para uma área de desnivelamento altimétrico elevado, chegando até 996m em uma determinada sub-bacia, e,  aproximadamente, 59,05% das sub-bacias possuem desnivelamento maior que 400m. Cerca de 73,23% possuem gradiente maior que 0,2; e 59,05% possuem uma densidade de drenagem maior que 2,0 km/km². Esses dados irão auxiliar na compreensão dos processos hidrosedimentológicos que ocorrem na área que abrange cada sub-bacia.

Palavras-chave: Bacia hidrográfica, compartimentação topográfica e Geomorfologia.

Downloads

Publicado

2010-07-04

Como Citar

Alpino, S. O., Pereira, F. C. de S., & Leão, O. M. da R. (2010). PARÂMETROS MORFOMÉTRICOS DO ALTO CURSO DA BACIA RIO MACAÉ (RJ): SUBSÍDIOS AO ENTENDIMENTO DA DINÂMICA GEOMORFOLÓGICA. Revista Tamoios, 3(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/661

Edição

Seção

Artigos