LER O ESPAÇO PARA COMPREENDER O MUNDO: ALGUMAS NOTAS SOBRE A FUNÇÃO ALFABETIZADORA DA GEOGRAFIA

Autores

  • Carmen Lúcia Vidal Perez

Resumo

Pensar o ensino de Geografia nas séries iniciais a partir de sua função alfabetizadora é procurar resgatar o seu próprio objeto – o espaço –, inserindo-o em uma perspectiva teórica que articula a leitura da palavra à leitura do mundo. Tal abordagem nos possibilita pensar alfabetização e Geografia, através de uma articulação teórica que, sem cair na tentação do álibi do conteúdo ou na armadilha do método, aponte para uma construção epistemológica.


Palavras-chave: espaço, leitura, Geografia, pedagogia, mundo.

Downloads

Publicado

2010-07-02

Como Citar

Perez, C. L. V. (2010). LER O ESPAÇO PARA COMPREENDER O MUNDO: ALGUMAS NOTAS SOBRE A FUNÇÃO ALFABETIZADORA DA GEOGRAFIA. Revista Tamoios, 1(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/646

Edição

Seção

Artigos