A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS UNIDADES FEDERAIS DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA: INTERFACES ENTRE O TERRITÓRIO E A CAPACITAÇÃO/ATUAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS VINCULADOS AO INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE
Resumo
As Unidades de Conservação (UCs), sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), são protagonistas no campo das políticas públicas ambientais brasileiras. O arcabouço normativo traz a Educação Ambiental (EA) como estratégia de ordenamento territorial das UCs. O presente artigo problematiza as relações entre o campo da EA, as práticas de EA nas UCs e a política interna do ICMBio de capacitação de seus servidores. Analisam-se informações coletadas de 254 UCs federais. Observa-se a composição de um campo social e que as ações de EA assumem destaque na gestão do ICMBio. No plano das práticas, há descontinuidade nas ações, equipe reduzida e o subfinanciamento do ICMBio.
Texto completo:
94-115DOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2023.64327

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
ISSN: 1980-4490