A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS UNIDADES FEDERAIS DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA: INTERFACES ENTRE O TERRITÓRIO E A CAPACITAÇÃO/ATUAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS VINCULADOS AO INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2023.64327

Resumo

As Unidades de Conservação (UCs), sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), são protagonistas no campo das políticas públicas ambientais brasileiras. O arcabouço normativo traz a Educação Ambiental (EA) como estratégia de ordenamento territorial das UCs. O presente artigo problematiza as relações entre o campo da EA, as práticas de EA nas UCs e a política interna do ICMBio de capacitação de seus servidores. Analisam-se informações coletadas de 254 UCs federais. Observa-se a composição de um campo social e que as ações de EA assumem destaque na gestão do ICMBio. No plano das práticas, há descontinuidade nas ações, equipe reduzida e o subfinanciamento do ICMBio.

 

Biografia do Autor

Marcio Ricardo Ferla, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2005); Mestrado em Gestão do Território pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2018). É Servidor Público Federal, atuando como Analista Ambiental no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio.

Almir Nabozny, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005). Mestre em Gestão do Território pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2014). Atualmente é professor Adjunto C na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e  Docente credenciado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEPG.

Downloads

Publicado

2023-01-30

Como Citar

Ferla, M. R., & Nabozny, A. (2023). A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS UNIDADES FEDERAIS DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA: INTERFACES ENTRE O TERRITÓRIO E A CAPACITAÇÃO/ATUAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS VINCULADOS AO INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. Revista Tamoios, 19(1). https://doi.org/10.12957/tamoios.2023.64327

Edição

Seção

Artigos