CIRCUITOS ESPACIAIS DA PRODUÇÃO, CÍRCULOS DE COOPERAÇÃO E A MODERNIZAÇÃO DO SETOR AGRÍCOLA BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2022.63437

Palavras-chave:

circuitos espaciais da produção, círculos de cooperação, modernização do setor agrícola.

Resumo

O presente artigo foi desenvolvido a partir de uma palestra proferida pelo autor em junho de 2021 em um curso sobre a geografia do agronegócio no Brasil, ministrado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem como objetivo propor uma reflexão sobre a modernização do setor agrícola brasileiro com base nas contribuições de Milton Santos, com destaque para o par conceitual circuitos espaciais da produção / círculos de cooperação. No presente texto, é dada uma ênfase maior aos círculos de cooperação, tendo em vista que estes têm sido menos estudados pelos geoógrafos. Face à questão da modernização do setor agrícola, este paper se atém, principalmente, às formas de cooperação entre firmas e instituições ligadas ao agronegócio e universidades e centros de pesquisa.

Biografia do Autor

Luis Angelo dos Santos Aracri, Universidade Federal Juiz de Fora

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio sandwich pela Universitat de Barcelona. Professor Associado do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

2022-01-07

Como Citar

dos Santos Aracri, L. A. (2022). CIRCUITOS ESPACIAIS DA PRODUÇÃO, CÍRCULOS DE COOPERAÇÃO E A MODERNIZAÇÃO DO SETOR AGRÍCOLA BRASILEIRO. Revista Tamoios, 18(1). https://doi.org/10.12957/tamoios.2022.63437

Edição

Seção

Artigos