NEOLIBERALISMO E EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO GLOBALIZADO NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2022.63310

Palavras-chave:

agronegócio globalizado, neoliberalismo, território brasileiro, vulnerabilidade territorial

Resumo

O objetivo do presente artigo é discutir as bases de expansão e consolidação do agronegócio globalizado no território brasileiro que, na atualidade se fundamenta, em seu conteúdo político e econômico, no Neoliberalismo. Nas últimas décadas, o país vivenciou grandes transformações na atividade agropecuária em função da progressiva modernização das operações agrícolas, logísticas e de comercialização, tendo como protagonistas nesse processo a atuação estratégica do Estado e as grandes empresas nacionais e transnacionais. Várias regiões e seus respectivos municípios foram incorporados, de forma socialmente excludente e ambientalmente insustentável, à lógica de produção e exportação competitiva de commodities agrícolas para os mercados internacionais, o que tem acarretado diversas implicações socioespaciais. A superação do padrão produtivo derivado dos Complexos Agroindustriais e a constituição de uma agricultura científica globalizada trouxeram novos desafios à organização econômica e política do território, bem como situações geográficas de vulnerabilidade nas principais regiões produtivas do agronegócio.

Biografia do Autor

Henrique Faria dos Santos, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorando e mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Licenciado (2011) e bacharel (2014) em Geografia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). É membro pesquisador dos grupos de pesquisa "Logística, Agricultura e Usos do Território Brasileiro", da UNICAMP e "Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais - GERES" da UNIFAL - MG. Também participa da Rede de Pesquisas sobre Regiões Agrícolas - REAGRI. Desenvolve pesquisas na área de Geografia Agrária, Econômica e Regional com ênfase nos seguintes temas: agricultura científica globalizada, circuito espacial produtivo, especialização regional produtiva, setor sucroenergético e globalização do espaço. 

Downloads

Publicado

2022-01-07

Como Citar

Santos, H. F. dos. (2022). NEOLIBERALISMO E EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO GLOBALIZADO NO BRASIL. Revista Tamoios, 18(1). https://doi.org/10.12957/tamoios.2022.63310

Edição

Seção

Artigos