ESTILOS E COMPORTAMENTOS JUVENIS: CULTURA, ESPAÇO URBANO E SOCIABILIDADES

Autores

  • Marcelo da Silva Araújo

Resumo

Atualmente, é indiscutível a ampla participação da juventude nos rumos da nação brasileira e do globo.  Tendência mundial, o “rejuvenescimento” populacional caminha em igual passo com a maior taxa de envelhecimento, ambos motivados pelos avanços médicos e tecnológicos que possibilitam melhor expectativa de vida.

São vários os campos do conhecimento que se debruçam na investigação deste segmento detentor de tão ricas particularidades.  Dentre estes, a antropologia, enquanto área fundada na compreensão da diversidade, se afigura como ciência que pode contribuir de modo singular.  Nesse sentido, afirma-se especialmente o papel da etnografia enquanto técnica que proporciona fundamentais direções para uma investigação qualitativa, visando ao entendimento da diferença.

Sem dúvida, é particularmente fértil deter a atenção na problemática do universo jovem urbano.  Considerando principalmente os centros com alto grau de urbanização e contrastes sociais evidentes, não é difícil verificar que eles, ao se organizarem em grupos, põem em marcha uma plural e dinâmica gama de estilos e de formas de (auto) apresentação.  Sua intenção, via de regra, é diferenciar-se dos demais, sobretudo os de outras faixas etárias, particularizar-se produzindo e implementando um tipo de vanguarda que se faz perceber a partir de seus aspectos de intensa exposição e de exploração visual. Determinados comportamentos têm um intenso grau de aceitação, configurando um modo de ver e de participar do mundo, e mais especificamente da cidade.

Tudo isto gerou e tem gerado importantes transformações na sociedade.  Assim, as administrações mais atentas têm sido responsáveis por fundamentais políticas públicas voltadas para este segmento, instrumentalizando-o cada vez mais para a inevitável competição, em todos os campos, do mundo moderno.  É neste horizonte que se desenvolveu o evento observado.  Com a chancela da Prefeitura local, um campeonato de skate ocorreu no recente ano de 2002, em um movimentado bairro do município de São Gonçalo/RJ.  Este fato torna-se importante, pois dá uma mais ampliada visibilidade ao mesmo, informando aos passantes não somente de sua existência, mas também, como já afirmei, de sua riqueza cultural.

Este texto é baseado num relato etnográfico ocorrido no processo de investigação de um grupo de grafiteiros em atividade no município referido, tendo sido originalmente parte integrante de minha dissertação de mestrado (ARAUJO, 2003:116-24, prelo).  Para tanto, é necessário tecer alguns comentários explicativos sobre o campo a fim de contextualizar a ação desenrolada naquele espaço e suas especificidades

Downloads

Publicado

2010-06-28

Como Citar

Araújo, M. da S. (2010). ESTILOS E COMPORTAMENTOS JUVENIS: CULTURA, ESPAÇO URBANO E SOCIABILIDADES. Revista Tamoios, 2(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/614

Edição

Seção

Artigos