VALIDAÇÃO DA ACURÁCIA POSICIONAL DE IMAGENS CBERS-4A EM CONTEXTO URBANO

Autores

  • Mariany Kerriany Gonçalves de Souza Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Universidade do Oeste Paulista, São Paulo.
  • Vagner Souza Machado Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Universidade do Oeste Paulista, São Paulo.
  • José Marcato Junior Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Lucas Prado Osco Universidade do Oeste Paulista, São Paulo.
  • Ana Paula Marques Ramos Universidade do Oeste Paulista https://orcid.org/0000-0001-6633-2903

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2023.61140

Resumo

Uma vasta gama de trabalhos em diversos setores, indo do agronegócio ao planejamento urbano, é beneficiada pelo uso de imagens de sensoriamento remoto. Isso se deve, sobretudo, à resolução espacial, espectral, radiométrica e (ou) temporal cada vez maior apresentada por essas imagens. Todavia, averiguar a confiabilidade geométrica desses dados por meio de um processo de validação da acurácia posicional é algo necessário para garantir a adequabilidade dos dados à escala cartográfica requerida. Dentre os recentes sistemas satélites que fornecem dados gratuitos, tem-se o CBERS-4a, o qual desde 2020 disponibiliza imagens multiespectrais de 08 metros resolução espacial e imagens pancromáticas de 2m mensalmente. Esse cenário abre oportunidade para uso dessas imagens visando o atendimento a questões arquitetônicas, de engenharia e ambientais no contexto urbano. Todavia, a confiabilidade geométrica dessas imagens é algo, ainda, a ser verificado. Com vistas a preencher essa lacuna, esse trabalho realiza a avaliação da acurácia posicional de imagens do satélite CBERS-4a com base no Padrão de Exatidão Cartográfica dos Produtos Cartográficos Digitais (PEC-PCD). Para tanto, compara-se a acurácia posicional dessas imagens com a apresentada pelas imagens de alta resolução da constelação Planet (03 m de resolução) e com ortofotos (10 cm de resolução espacial). Como área de estudo, selecionou-se a bacia hidrográfica da Prosa que está no perímetro urbano de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Nessa área, um conjunto amostral de 100 pontos representando cantos de edificações foi usado no processo de  validação. Esses pontos foram fotoidentificados nas imagens CBERS 4a, Planet e nas ortofotos, sendo essas adotadas como dados de referência. As imagens multiespectrais (bandas RGB321) CBERS-4a foram fusionadas com a banda pancromática, obtendo-se imagens com resolução de 2m. Os resultados apontam para uma escala 1:25.000, classe B (PEC inferior a 10,00 m e Erro Padrão abaixo de 6,66 m) para uso das imagens CBERS-4a, e PlanetScope. Isso implica na possibilidade de mapeamento a nível regional com esses dados, representando uma fonte acurada para apoiar trabalhos, dentre outros, no contexto de planejamento urbano.

Biografia do Autor

Mariany Kerriany Gonçalves de Souza, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Universidade do Oeste Paulista, São Paulo.

CV: http://lattes.cnpq.br/7672551963403938

Vagner Souza Machado, Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Universidade do Oeste Paulista, São Paulo.

CV: http://lattes.cnpq.br/3208792778624533

Ana Paula Marques Ramos, Universidade do Oeste Paulista

Docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e Programa de Agronomia. Linha de pesquisa: Geotecnologias e Aprendizagem de Máquina aplicadas em problemas agroambientais.

Downloads

Publicado

2023-01-30

Como Citar

Souza, M. K. G. de, Machado, V. S., Marcato Junior, J., Osco, L. P., & Ramos, A. P. M. (2023). VALIDAÇÃO DA ACURÁCIA POSICIONAL DE IMAGENS CBERS-4A EM CONTEXTO URBANO. Revista Tamoios, 19(1). https://doi.org/10.12957/tamoios.2023.61140

Edição

Seção

Artigos