CRESCIMENTO URBANO DE RAFAEL FERNANDES/RN E O LOTEAMENTO SANTA LUZIA

Autores

  • Rosalvo Nobre Carneiro Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Campus de Pau dos Ferros http://orcid.org/0000-0003-3468-5194
  • Renata Maria do Nascimento Universidade do Estado do Rio Grande do Norte BR 405, Rafael Fernandes, Rio Grande do Norte, 59990-000.

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2023.58095

Resumo

O fenômeno do crescimento urbano é uma realidade nas cidades brasileiras, e reflete as dinâmicas espaciais. Para tanto, os agentes produtores do espaço urbano desenvolvem ações específicas contribuindo, de acordo com seus interesses particulares. Nesse contexto, as pequenas cidades não fogem a esta regra, pois se verifica que elas têm apresentado um crescimento urbano em razão direta de seus fatores motrizes, isto é, seja pela indústria, pelo comércio, pela agropecuária dentre outros. Há, ainda, os casos diretamente relacionados a abertura de loteamentos, se configurando como uma forma de expansão urbana para as pequenas cidades. Deste modo, objetivou-se analisar o crescimento urbano em Rafael Fernandes, pequeno município do estado do Rio Grande do Norte, a partir da transformação da terra rural em solo urbano para a abertura do loteamento Santa Luzia. Pesquisa qualitativa, em campo, realizou-se entrevistas com promotores imobiliários, incluindo engenheiros e proprietários de terras, e o poder público municipal. Identificou-se que o crescimento urbano está associado às ações desses agentes, especialmente a partir de 2010. Além disso, este crescimento ocorre nas áreas à margem da BR-405, e em direção a Pau dos Ferros, polo sub-regional do interior do estado.  

Biografia do Autor

Rosalvo Nobre Carneiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Campus de Pau dos Ferros

Doutor em Geografia

Professor Adjunto do Departamento de Geografia da UERN, Campus de Pau dos Ferros

Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino (UERN)

Renata Maria do Nascimento, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte BR 405, Rafael Fernandes, Rio Grande do Norte, 59990-000.

Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Downloads

Publicado

2023-01-30

Como Citar

Carneiro, R. N., & Nascimento, R. M. do. (2023). CRESCIMENTO URBANO DE RAFAEL FERNANDES/RN E O LOTEAMENTO SANTA LUZIA. Revista Tamoios, 19(1). https://doi.org/10.12957/tamoios.2023.58095

Edição

Seção

Artigos