METODOLOGIAS LÚDICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • Joice Stella de Melo Rocha Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Arcos.
  • Simone Parrela Tostes Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) , Campus Santa Luzia
  • Marcelo de Castro Silva E.M Carlota Machado, Duque de Caxias, Rio de Janeiro. https://orcid.org/0000-0003-2681-4400

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2021.55161

Resumen

Este artigo apresenta uma proposta de metodologia lúdica para o ensino de Geografia na Educação Básica. Inicialmente, é apresentado um breve referencial teórico-conceitual acerca do jogo, das atividades lúdicas no ensino e da aprendizagem inventiva. Em seguida, é apresentada uma síntese analítica das respostas a um questionário endereçado a professores da Educação Básica sobre sua experiência com práticas lúdicas. O artigo conclui com a apresentação de uma proposta metodológica lúdica para o Ensino de Geografia na Educação Básica, composta por cinco atividades lúdicas voltadas aos anos 4º a 7º do Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Metodologias lúdicas; Educação Básica; Ensino de Geografia

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo de Castro Silva, E.M Carlota Machado, Duque de Caxias, Rio de Janeiro.

Graduado em Licenciatura em Geografia pela UFRJ (2018). Ao longo da graduaçao integrei, como bolsista, o Programa de Educação Tutorial (PET Geografia UFRJ) - Neste estudei temáticas relacionadas a produção do espaço urbano na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ), políticas públicas, geotecnologias e práticas Educacionais.

Atualmente trabalho como auxiliar administrativo concursado pela prefeitura de Duque de Caxias/RJ (2016) e sou pós graduando em Docência com Ênfase na Educação Básica pelo Instituto Federal De Ciência e Tecnologia de Minas Gerais ( IFMG).

Publicado

2021-11-11

Cómo citar

ROCHA, Joice Stella de Melo; TOSTES, Simone Parrela; SILVA, Marcelo de Castro. METODOLOGIAS LÚDICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 17, n. 2, 2021. DOI: 10.12957/tamoios.2021.55161. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/55161. Acesso em: 12 may. 2025.