METODOLOGIAS LÚDICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Joice Stella de Melo Rocha Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Arcos.
  • Simone Parrela Tostes Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) , Campus Santa Luzia
  • Marcelo de Castro Silva E.M Carlota Machado, Duque de Caxias, Rio de Janeiro. https://orcid.org/0000-0003-2681-4400

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2021.55161

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de metodologia lúdica para o ensino de Geografia na Educação Básica. Inicialmente, é apresentado um breve referencial teórico-conceitual acerca do jogo, das atividades lúdicas no ensino e da aprendizagem inventiva. Em seguida, é apresentada uma síntese analítica das respostas a um questionário endereçado a professores da Educação Básica sobre sua experiência com práticas lúdicas. O artigo conclui com a apresentação de uma proposta metodológica lúdica para o Ensino de Geografia na Educação Básica, composta por cinco atividades lúdicas voltadas aos anos 4º a 7º do Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Metodologias lúdicas; Educação Básica; Ensino de Geografia

Biografia do Autor

Marcelo de Castro Silva, E.M Carlota Machado, Duque de Caxias, Rio de Janeiro.

Graduado em Licenciatura em Geografia pela UFRJ (2018). Ao longo da graduaçao integrei, como bolsista, o Programa de Educação Tutorial (PET Geografia UFRJ) - Neste estudei temáticas relacionadas a produção do espaço urbano na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ), políticas públicas, geotecnologias e práticas Educacionais.

Atualmente trabalho como auxiliar administrativo concursado pela prefeitura de Duque de Caxias/RJ (2016) e sou pós graduando em Docência com Ênfase na Educação Básica pelo Instituto Federal De Ciência e Tecnologia de Minas Gerais ( IFMG).

Downloads

Publicado

2021-11-11

Como Citar

Rocha, J. S. de M., Tostes, S. P., & Silva, M. de C. (2021). METODOLOGIAS LÚDICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Tamoios, 17(2). https://doi.org/10.12957/tamoios.2021.55161

Edição

Seção

Artigos