CLIMATOLOGIA E DESASTRES AMBIENTAIS: A DEMANDA DOS RECURSOS PÚBLICOS APÓS O ESPETÁCULO MIDIÁTICO

Autores

  • Edson Soares Fialho Departamento de Geografia da Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2013.5459

Resumo

Os prejuízos econômicos e humanos desencadeados pelos eventos climáticos criou-se a entidade denominada Defesa Civil. Entretanto, frente às repercussões econômicas e sociais, a União criou estratégias para amparar os municípios afetados se restabelecerem. Neste sentido, este trabalho busca analisar o caminho dos recursos públicos após eventos climáticos extremos, destacando Minas Gerais. Para isto recorreu-se aos sítios da Secretaria Nacional de Defesa Civil, a CEDEC-MG e Transparência Pública. A partir da correlação dos dados, pode-se dizer que a defesa civil-MG presta apoio de aos municípios se prepararem para suportar os eventos climáticos, e mesmo se restabelecerem, mas para isto é importante à atuação da Defesa Civil ao nível Municipal. Deste modo, pode-se dizer que mesmo a CEDEC/MG amparando os municípios, ainda é notável o descaso do Poder Público Local que não observa os passos e prazos a serem seguidos para decretar a situação de emergência ou Estado de calamidade pública, que pelo menos garante a possibilidade de acesso aos recursos públicos estaduais e federais.

Biografia do Autor

Edson Soares Fialho, Departamento de Geografia da Universidade Federal de Viçosa

Professor Adjunto II do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Viçosa-UFV. Doutor em Geografia Física pelo Programa de Póes-graduação em Geografia Física Aplicada da Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisas nas áreas de Climatologia e Biogeografia. Atualmente é coordenador do Laboratório de Biogeografia e Climatologia (BIOCLIMA) e Chefe do Departamento de Geografia da UFV.

Downloads

Publicado

2013-08-05

Como Citar

Fialho, E. S. (2013). CLIMATOLOGIA E DESASTRES AMBIENTAIS: A DEMANDA DOS RECURSOS PÚBLICOS APÓS O ESPETÁCULO MIDIÁTICO. Revista Tamoios, 9(1). https://doi.org/10.12957/tamoios.2013.5459

Edição

Seção

Artigos