OFICINA DE CARTOGRAFIA ESCOLAR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CAICÓ (RN)

Autores

  • Sara Fernandes Flor de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Diego Salomão Candido de Oliveira Salvador Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Adynamor Lucena de Medeiros Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte
  • Macilene Costa Lucena Secretaria Municipal de Educação de Caicó (RN)

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2021.54530

Resumo

Este trabalho apresenta a ação desenvolvida no subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no contexto do curso de Licenciatura em Geografia do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no campus de Caicó (RN). Na matéria de ensino Geografia é bastante recorrente que os docentes enfrentem muitas dificuldades ao lecionar os conteúdos de Cartografia nos ensinos Fundamental e Médio, destacando-se problemas relacionados à formação e qualificação docente, a ausência ou limitação de materiais didáticos na escola e a não alfabetização cartográfica dos estudantes. Assim, o objetivo do trabalho é apresentar as experiências da oficina sobre Cartografia escolar no ensino-aprendizagem de Geografia. Essa oficina foi planejada e desenvolvida por bolsistas de iniciação à docência do PIBID-UFRN-Geografia em escolas públicas de Caicó, envolvendo estudantes matriculados do 6° ao 9° anos do Ensino Fundamental. Nela, foram produzidos materiais didáticos para o ensino-aprendizagem de conteúdos programados, sob a supervisão de professores de Geografia no ambiente escolar.

 

Palavras-chave: Cartografia escolar, Ensino-aprendizagem de Geografia, Produção de materiais didáticos.

Biografia do Autor

Sara Fernandes Flor de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Geografia pela UFPE

Professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação de Geografia do CERES-UFRN

Diego Salomão Candido de Oliveira Salvador, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Geografia pela UNICAMP

Professor do Departamento e de Programas de Pós-Graduação em Geografia da UFRN

Adynamor Lucena de Medeiros, Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Geografia pela UFRN

Professor de Geografia da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte

Macilene Costa Lucena, Secretaria Municipal de Educação de Caicó (RN)

Licenciada em Geografia pela UFRN

Professora de Geografia da Secretaria Municipal de Educação de Caicó (RN)

Downloads

Publicado

2021-06-10

Como Citar

Souza, S. F. F. de, Salvador, D. S. C. de O., Medeiros, A. L. de, & Lucena, M. C. (2021). OFICINA DE CARTOGRAFIA ESCOLAR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CAICÓ (RN). Revista Tamoios, 17(1). https://doi.org/10.12957/tamoios.2021.54530

Edição

Seção

Artigos