ANÁLISE ESPACIAL DOS MOVIMENTOS DE MASSA EM NOVA FRIBURGO/RJ: O CASO DO DESASTRE NATURAL DE JANEIRO DE 2011

Autores

  • Gustavo Medeiros de Pinho Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Cartográfica do Instituto Militar de Engenharia (IME)
  • Cristiane Nunes Francisco Professora do Departamento de Análise Geoambiental, Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Carla Maciel Salgado Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2013.5355

Resumo

Em janeiro de 2011, a região serrana do Estado do Rio de Janeiro vivenciou uma grande catástrofe natural, quando chuvas torrenciais caíram em poucas horas, deflagrando inúmeros movimentos de massa e inundações. Neste trabalho foram analisadas as relações espaciais entre as cicatrizes dos movimentos de massa, o uso e cobertura da terra, a declividade, as linhas de drenagem (linhas de convergência de águas) e os topos de morros no bairro de Córrego D’Antas, localizado no município de Nova Friburgo. Por meio de mapeamentos empregando técnicas de geoprocessamento, verificou-se que as cicatrizes de movimentos de massa tiveram grande ocorrência nas classes de declividade acima de 30%, de vegetação arbórea, de faixa marginal de linhas de drenagem e de topos de morro.

Biografia do Autor

Gustavo Medeiros de Pinho, Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Cartográfica do Instituto Militar de Engenharia (IME)

Geógrafo pela UFF, Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Cartográfica do Instituto Militar de Engenharia (IME)

Cristiane Nunes Francisco, Professora do Departamento de Análise Geoambiental, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Geógrafa, Professora do Departamento de Análise Geoambiental, Universidade Federal Fluminense (UFF), Doutora em Geociências pelo Programa de Pós-Graduação em Geoquímica (UFF), área de trabalho geotecnologias (SIG e sensoriamento remoto)

Carla Maciel Salgado, Universidade Federal Fluminense

Profa. do Depto. de Geografia, Instituto de Geociências, UFF. Área de atuação em Geografia Física.

Downloads

Publicado

2013-07-16

Como Citar

Pinho, G. M. de, Francisco, C. N., & Salgado, C. M. (2013). ANÁLISE ESPACIAL DOS MOVIMENTOS DE MASSA EM NOVA FRIBURGO/RJ: O CASO DO DESASTRE NATURAL DE JANEIRO DE 2011. Revista Tamoios, 9(1). https://doi.org/10.12957/tamoios.2013.5355

Edição

Seção

Artigos