ISSN: 1980-4490
Bruno Falararo de Mello
https://orcid.org/0000-0001-7267-1020
Instituto de Geociências e Ciências Exatas - Unesp/Rio Claro-SP
Brasil
Graduado em Geografia (licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Mestre (2014) e doutor (2020) em Organização do Espaço pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de climatologia geográfica e ensino de Geografia. No mestrado, trabalhou com a relação entre climatologia e turismo em um município paulista, com enfoque no turismo ecológico e rural realizado preferencialmente em fins de semana e feriados. No doutorado, trabalhou com a questão do ensino de Geografia no Brasil e com a análise de climatologia escolar em livros didáticos de Geografia em série temporal (1967-2013). Participa dos seguintes do Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguagem - Experiência - Memória - Formação. Entre os principais temas de pesquisa, destacam-se: Ensino de Geografia, Memória e didática da Geografia, História da Geografia Escolar e Geografia e Currículo.
João Pedro Pezzato
https://orcid.org/0000-0002-9523-0954
Departamento de Educação - Instituto de Biociências - Unesp/Rio Claro-SP
Brasil
Possui graduação em Geografia, Licenciatura e Bacharelado, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995/2001). Entre 2010 e 2011 realizou Pós-Doutorado na Universidade de Santiago de Compostela ? USC ? Galícia, Espanha. É livre - docente pela Universidade Estadual Paulista, tendo realizado o concurso na área do Ensino de Geografia, na disciplina Fundamentos de Prática de Ensino. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Rio Claro, junto ao Departamento de Educação, onde trabalha como professor na área da didática da Geografia. É vice - coordenador do Programas de Pós-Graduação em Educação (IB/Depto de Educação), credenciado nos Programas de Pós - Graduação em Geografia (IGCE/Depto de Geografia) e no de Pós - Graduação em Educação (IB/Depto. de Educação). É membro do corpo editorial e Editor Chefe da Revista Educação: Teoria e Prática. Participa dos seguintes Grupos de Pesquisa: 1) Geografia e Cartografia Escolar - UNESP e 2) Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguagem - Experiência - Memória - Formação. Entre os principais temas de pesquisa, destacam-se: Ensino de Geografia, Memória e didática da Geografia, História da Geografia Escolar e Geografia e Currículo.
![]() |
|
O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).
Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.
Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.
ISSN: 1980-4490