TROPICALIDADE E INTENCIONALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: UMA LEITURA DAS OBRAS DE AROLDO DE AZEVEDO, ELIAN ALABI LUCCI E MELHEM ADAS

Autores

  • Bruno Falararo de Mello Instituto de Geociências e Ciências Exatas - Unesp/Rio Claro-SP
  • João Pedro Pezzato Departamento de Educação - Instituto de Biociências - Unesp/Rio Claro-SP

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.52514

Resumo

Este trabalho é fruto de pesquisa que relaciona o currículo de Geografia, em especial os conteúdos da climatologia escolar em livros didáticos do Ensino Médio, com as ciências de referência. Para tanto, foram selecionados autores de livros didáticos representativos da Geografia escolar brasileira entre as décadas de 1960 e 2010, com o objetivo de proceder a uma leitura crítica acerca dos conteúdos de climatologia veiculados em suas obras didáticas. Na perspectiva metodológica do paradigma indiciário, este artigo trata, especificamente, de divulgar as análises a respeito da tropicalidade brasileira evidenciada sob a óptica de três autores nacionais – Aroldo de Azevedo, Elian Alabi Lucci e Melhem Adas –, cujos discursos evidenciam seus alinhamentos. Foi possível observar que o tema é objeto de destaque nos três livros didáticos e que as ideias que sustentam as posições de Aroldo e Elian sobre o clima tropical são semelhantes. Ambos apontam que o clima tropical é essencialmente danoso ao desenvolvimento nacional. Contudo, Melhem Adas adota posição oposta aos demais autores.

Biografia do Autor

Bruno Falararo de Mello, Instituto de Geociências e Ciências Exatas - Unesp/Rio Claro-SP

Graduado em Geografia (licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Mestre (2014) e doutor (2020) em Organização do Espaço pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de climatologia geográfica e ensino de Geografia. No mestrado, trabalhou com a relação entre climatologia e turismo em um município paulista, com enfoque no turismo ecológico e rural realizado preferencialmente em fins de semana e feriados. No doutorado, trabalhou com a questão do ensino de Geografia no Brasil e com a análise de climatologia escolar em livros didáticos de Geografia em série temporal (1967-2013). Participa dos seguintes do Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguagem - Experiência - Memória - Formação. Entre os principais temas de pesquisa, destacam-se: Ensino de Geografia, Memória e didática da Geografia, História da Geografia Escolar e Geografia e Currículo.

 

João Pedro Pezzato, Departamento de Educação - Instituto de Biociências - Unesp/Rio Claro-SP

Possui graduação em Geografia, Licenciatura e Bacharelado, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995/2001). Entre 2010 e 2011 realizou Pós-Doutorado na Universidade de Santiago de Compostela ? USC ? Galícia, Espanha. É livre - docente pela Universidade Estadual Paulista, tendo realizado o concurso na área do Ensino de Geografia, na disciplina Fundamentos de Prática de Ensino. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Rio Claro, junto ao Departamento de Educação, onde trabalha como professor na área da didática da Geografia. É vice - coordenador do Programas de Pós-Graduação em Educação (IB/Depto de Educação), credenciado nos Programas de Pós - Graduação em Geografia (IGCE/Depto de Geografia) e no de Pós - Graduação em Educação (IB/Depto. de Educação). É membro do corpo editorial e Editor Chefe da Revista Educação: Teoria e Prática. Participa dos seguintes Grupos de Pesquisa: 1) Geografia e Cartografia Escolar - UNESP e 2) Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguagem - Experiência - Memória - Formação. Entre os principais temas de pesquisa, destacam-se: Ensino de Geografia, Memória e didática da Geografia, História da Geografia Escolar e Geografia e Currículo.

Downloads

Publicado

2020-12-24

Como Citar

de Mello, B. F., & Pezzato, J. P. (2020). TROPICALIDADE E INTENCIONALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: UMA LEITURA DAS OBRAS DE AROLDO DE AZEVEDO, ELIAN ALABI LUCCI E MELHEM ADAS. Revista Tamoios, 16(3). https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.52514

Edição

Seção

Artigos